Açores

Salto do Cabrito: Conheça os Trilhos dos Açores!

Salto do Cabrito

O Salto do Cabrito localiza-se na Ilha de São Miguel nos Açores, mais precisamente na linda Cidade de Ponta Delgada.

Faz parte de uma das maiores belezas da natureza que poderá visitar na ilha, e olhe que são muitas!

Se o seu interesse é interagir com a natureza e experienciar uma aventura, nada melhor para conhecer o Salto do Cabrito que seguir o trilho pedonal que delicia quem conhece, e se depara com uma imensa beleza de natureza, que se reflete a cada cantinho da Ilha.

Quem vai à ilha de São Miguel não pode deixar de ir visitar o Salto do Cabrito com a sua imponente cascata de 40 metros, de uma beleza indiscutível e rarmente vista.

Quem quer conhecer este tão falado Salto do Cabrito convém informar-se do trilho exato, porque pode passar despercebido.

Convém ir preparado com botas de caminhada ou com uns bons ténis, junte o seu espírito aventureiro e entregue-se a esta maravilhosa experiência.

Deixe o carro junto ás caldeiras da Ribeira Grande, e desca o trilho até à antiga central geotérmica do Pico Vermelho, num caminho de terra batida, rodeado por incensos, acácias, criptomérias, eucaliptos e pode encontrar a fauna que é composta por passaros de pequenas dimensões, aves de rapina e pequenos roedores.

Este percurso é muito giro com interação com a natureza, mas não é muito bom para quem sofre de vertigens devido ás acentuações e aos declives do terreno.

A partir daqui é só seguir 100 metros pela estrada alcatroada, e encontrará à direita uma corrente que deverá transpôr e seguir esse caminho que dá acesso à Barragem da Fajã do Redondo.

Fazendo o caminho de retorno até à mesma conduta deverá seguir o caminho de terra batida e cerca de 500 metros vire à sua esquerda.

Irá encontrar um portão que se encontra fechado que deverá contornar pela sua esquerda.

Seguindo este caminho chegará à Central Hidroeléctrica da Fajã do Redondo que de momento está desativada.

Aqui, atravesse a ribeira, subindo as escadas que dão acesso a uma passadeira metálica, que passa mesmo por cima de uma conduta da central.

Engraçado a maneira como aproveitaram partes da central para completar o percurso até à cascata.

O trilho dura ao longo do passadiço até encontrar uma escadaria íngreme que o levará até à Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito.

Salto do Cabrito acores

Esta escadaria não é muito acessível para pessoas com dificuldades ou que sofram de vertigens, pois é muito acentuada.

Chegando aqui, terá de contornar o edifício pela sua direita de forma a poder contemplar a maravilhosa cascata que dá nome à central.

O percurso é dificil mas extremamente recompensado com um banho naquela linda cascata!

O mais belo está escondido e preservado, e seria bom que se mantivesse assim para sempre.

É de uma beleza indiscutível, só vendo para sentir.

Salto do Cabrito percurso

Informação do percurso:

Categoria – Circular

Dificuldade – Fácil

Extensão – 7.5 km

Tempo do percurso – 2h30m

About the author

Diana

Apaixonada pela natureza e por Portugal, adoro mostrar o nosso país a todos os que o visitam!