What to visit

Portas da Cidade: O monumento de Ponta Delgada

portas da cidade

Portas da Cidade: O monumento de Ponta Delgada

As Portas da Cidade é um dos monumentos mais icónicos da cidade de Ponta Delgada. Descubra aqui, um pouco mais sobre esta edificação recheada de história!

[expand title=”Ver mais”]
As Portas da Cidade de Ponta Delgada estão localizadas na freguesia de São Sebastião.

Estas portas são um símbolo da primitiva defesa terrestre da cidade, na costa sudoeste da ilha. Foram construidas em 1783, primitivamente abertas ,nos muros do sector este.

Com o início das obras de abertura da Avenida Infante D. Henrique, em 1948, foram apeadas e, novamente erguidas no centro da Praça de Gonçalo Velho, em 1952.

Encontram-se classificadas como Imóvel de Interesse Público.

portas da cidade

São compostas por um conjunto de três arcos de volta perfeita, executados em pedra regional.

Arquitetura caracteriza-se por ser comemorativa, tardo-barroca. As Portas da cidade seguem as características do barroco micaelense, com o típico contraste entre o branco e os elementos estruturais e decorativos em cantaria basáltica.

Apresentam estrutura de planta retangular, “com duas faces simétricas, definidas por pilastras, coroadas por fogaréus, e compostas por três arcos de volta perfeita, os laterais encimados por empena interrompida por fogaréus, e o central por empena reta com cornija sobreposta por espaldar recortado, decorado de aletas, motivos fitomórficos e as armas da cidade e as reais”.

As Portas da Cidade de Ponta Delgada são, sem dúvida, uma grande atração turística para os que visitam a Ilha de São Miguel e Ponta Delgada.

Descubra Ponta Delgada… Descubra os Açores!

[/expand]