São Miguel

Ponta da Ferraria: O local que vai querer conhecer!

ferraria

Ponta da Ferraria: O local que vai querer conhecer!

ferraria

A Ponta da Ferraria é um promontório Português localizado na freguesia dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta formação geológica única do seu género no mundo é constituída por um promontório com origem em erupções vulcânicas primárias na formação geológica da ilha, mas também por manifestações vulcânicas recentes que deram origem a novos fenómenos.

Entre esses novos fenómenos encontra-se uma pseudo-cratera vulcânica que se originou em consequência de pequenas explosões de vapor, resultantes do contacto da lava quente com a água do mar e com a existência de um complexo termal e piscinas naturais onde é possível nadar no mar em água quente de origem vulcânica.

Dadas suas características A Ponta da Ferraria e o Pico das Camarinhas, nas proximidades foram classificados como Monumento Natural Regional e de Paisagem Protegida, no âmbito da Rede Natura 2000, sob o nome de Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria.

As ilhas dos Açores possuem recursos hidrotermais reconhecidos e explorados desde há séculos, nomeadamente inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas e piscinas de água férrea, referenciados desde o século XVI.

Destacam-se as Termas da Ferraria e as piscinas de água férrea nas Furnas, em São Miguel e as Termas do Carapacho na Graciosa.

ferraria

Para além da sua beleza e interesse para muitos investigadores, o lugar da Ferraria tem outra grande riqueza: as suas duas nascentes de águas termais de origem vulcânica que aquecem as piscinas naturais da Ferraria e abastecem o seu complexo Termal. As qualidades terapêuticas das águas termais da Ferraria levaram a que esta se tornasse um local quase de culto e que se tornassem um chamariz para os turistas.

Consideradas um caso único no mundo, devido à existência de água salgada termal com um teor de enxofre muito elevado, as águas do local, além de curarem problemas de reumatismo e nevrites, são também usadas para tratar de doenças de outras geneses.