What to visit

Gruta do Carvão – Uma das maravilhas da Ilha

Gruta do Carvão

Gruta do Carvão – Uma das maravilhas da Ilha

Localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão é detentora de uma riqueza natural gigante, e é um testemunho das transformações geológicas dos tempos.

[expand title=”Ver mais”]
Esta Gruta de origem vulcânica está classificada como um monumento natural regional e faz parte de uma região, da ilha de São Miguel, chamada geologicamente como “Complexo Vulcânico dos Picos”.

O seu comprimento total é de 1912,1 metros e está dividida em quatro zonas: Troço do Paím (880,2 m), Troço Secadores Tabaco (701,8 m), Troço João do Rego (287,4 m), e por último o Troço José Bensaude (42,7 m).

Atualmente já é possível fazer visitas guiadas ao interior da Gruta do Carvão.

Ao visitar o espaço é possível notarmos as diferenças estruturais dos dois tipos de estalactites existentes, “enquanto as de proveniência lávica apresentam, geralmente, uma forma cónica e superfície lisa, resultantes da solidificação de pingos de lava, as estalactites secundárias são formadas por formas irregulares, de cor esbranquiçada e extremamente frágeis, resultantes estas da alteração e acumulação a partir das águas que escorrem da superfície e que se infiltraram na gruta”. 

Dentro da gruta natural podemos ver também, em muitos locais, tonalidades avermelhadas ou alaranjadas junto às fendas e outros locais de infiltração, que resultam de fenómenos de oxidação das rochas basálticas, consequência, também, dessas águas que escorrem do tecto.

Ao longo dos vários troços é visível muitos outros fenómenos, entre eles a existência de balcões ou bancadas, nas paredes laterais, ou ainda estrias que resultam das variações dos níveis de lava fluida no interior da gruta.

A Gruta do Carvão é também uma das principais atrações turísticas da cidade de Ponta Delgada e da Ilha de São Miguel e, sem dúvida, um local que vai querer ver com os seus próprios olhos!

[/expand]