What to visit

Caldeira Velha – O incrível monumento natural de São Miguel!

caldeira velha

Caldeira Velha – O incrível monumento natural de São Miguel!

O Monumento Natural da Caldeira Velha está localizado na vertente norte da serra de Água de Pau, na periferia da reserva Natural da Lagoa do Fogo.

[expand title=”Ver mais”]
caldeira velha

A Caldeira Velha, caracteriza-se essencialmente pelo seu ambiente exótico, ocupando uma área de relevo acidentado, profundamente encaixada num vale de falha.

Apresenta um conjunto de manifestações de vulcanismo secundário como um campo fumarólico e uma nascente de água que ascende de um aquífero termal aquecido profundo, aquecido pelo calor interno do Vulcão de Água de Pau.

As Águas da Caldeira Velha são “sulfatadas-aluminicas”, com temperaturas que podem chegar aos 35ºC, ao longo da ribeira, a água atinge valores mais baixos, junto à cascata a temperatura da água varia entre os 25º e os 30º C.

caldeira velha

No que toca à vegetação, todos os que queiram visitar a caldeira velha poderão observar os Fetos Arbóreos, a Acácia, o Incenso e a Conteira, é possível, também, observar alguns exemplares de flora nativa açoriana como a Urze, a Malforada, o Azevinho, a Hera, a Faia-da-Terra, o Queiró, o Feto-Rela, o Folhado, o Tamujo, a Uva-da-Serra, Cardamine e o Musgão.

Agora que já conhece um pouco mais sobre este incrível monumento natural, não perca a oportunidade de o ver com os seus próprios olhos e tomar um banho extremamente relaxante nas águas quentes da caldeira.

[/expand]

Loading...